sexta-feira, 4 de maio de 2012

ED04 Filosofia Moderna





A filosofia moderna procura distanciar o máximo possível de todas as orientações e influências religiosas. Para isso parte-se do pressuposto de que a sociedade, o pensamento e as ações deveriam ser orientados pela razão, leia-se neste caso, a ciência. A Filosofia Moderna corresponde ao pensamento desenvolvido da metade do século XV ao final do século XVIII. O que chamamos de mentalidade moderna advém das transformações culturais, sociais, religiosas e econômicas que ocorreram na Europa deste período. A filosofia neste período está subdivida em vários subtópicos, e escolas de diferentes períodos, tais como:
FILOSOFIA DO RENASCIMENTO: O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização europeia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.

FILOSOFIA DO SÉCULO XVII: A Filosofia do século XVII é, no ocidente, considerada como a visão do princípio da filosofia moderna, e o distanciamento do pensamento medieval, especialmente da Escolástica. Frequentemente é chamada de "idade da razão" e é considerada a sucessora da renascença e precede do iluminismo. Alternativamente, ela pode ser vista como uma visão prévia do Iluminismo.
FILOSOFIA DO SÉCULO XVIII: A filosofia do século XVIII foi um movimento filosófico ocorrido na Europa e em alguns países americanos, e nos seus mais distantes períodos também inclui a Idade da razão. O termo pode se referir simplesmente ao movimento intelectual do Iluminismo que defendia a razão como base primária da autoridade.
FILOSOFIA DO SÉCULO XIX: No século XVIII, os filósofos do Iluminismo começaram a exercer um efeito dramático, tendo como ponto de referência o trabalho de filósofos como Immanuel Kant e Jean-Jacques Rousseau, e isso influenciou uma nova geração de pensadores. No final do século XVIII, um movimento conhecido como Romantismo surgiu para reunir o formalismo racional do passado , com uma grande, maior e imediata visão emocional do mundo.




Um comentário:

  1. Quando nos referimos a Filosofia Moderna, não podemos nos desvenciliar das escolas do referido período: Renascimento, Iluminismo e Racionalismo. Para Marilena Chauí as características gerais do campo de pensamento e de discursos da Filosofia Moderna são: significado da nova ciência da Natureza, os conceitos de causalidade e de substância, a idéia de método e a idéia de razão, explícita ou implicitamente elaborada pelos pensadores da época.

    http://projetophronesis.com/2011/11/23/filosofia-moderna-3-caracteristicas-gerais-do-saber-no-seculo-xvii/

    ResponderExcluir