segunda-feira, 30 de abril de 2012

AVA 02



                                             ONTOLOGIA


O termo ontologia é originário da filosofia. Ontologia é um ramo da filosofia que lida com a natureza e a organização do ser. Esse termo foi introduzido por Aristóteles. No contexto da pesquisa em “ontologia”, filósofos tentam responder as questões “O que é um ser?” e “Quais são as características comuns de todos os seres?” (Maedche, 2002).
Ontologia significa o conhecimento do ser, reproduz a natureza do ser, existência dos entes, a realidade e as questões metafísicas em geral. Na filosofia, trata do ser concebido que tem uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres.

Estuda o ser em geral e as suas propriedades transcendentes, define o ser e estabelece as categorias fundamentais das coisas a partir do estudo dos seus sistemas e das suas estruturas. Estuda os seres como são e não com base nos fatos ou nas propriedades particulares que se obtêm das mesmas.

Segundo Wolff, o princípio da razão suficiente, nomeadamente, que em todos os casos tem de haver alguma razão suficiente para explicar por que qualquer ser existe em vez de não existir. O universo é uma coleção de seres, cada um dos quais tem uma essência que o intelecto é capaz de apreender como ideia clara e distinta. O princípio da razão suficiente é invocado para explicar por que a algumas essências foi concedida a existência e a outras não. As verdades sobre os seres são todas necessárias. Assim, a ontologia nada tem a ver com a ordem contingente do mundo.

Entre as principais questões abordadas pela ontologia, destacam-se as entidades abstratas. Os números e os conceitos, por exemplo, entram no conjunto das coisas abstratas, ao contrário dos seres humanos, das mesas, dos cães e das flores. A ontologia questiona-se sobre que critério deve ser usado para estabelecer se uma entidade é abstrata ou concreta, tendo em conta que há entidades abstratas que não se sabe se existem.

2 comentários:

  1. Ontologia é um termo originário da filosofia grega.Foi introduzido por Aristóteles para desenvolver um conhecimento, uma ciência do Ser, da Essência humana.

    ResponderExcluir
  2. Ontologia - ramo da filosofia que procura elaborar um pensamento sobre o Ser, sobre o que as coisas são em sua essência e não segundo sua aparência. Por exemplo: Por exemplo, "sociedade" remete para um conjunto de pessoas com algumas características comuns, e "geometria" refere-se a um tipo específico de atividade intelectual

    ResponderExcluir