quarta-feira, 25 de abril de 2012


MITO


Segundo Mircea Eliade, “O mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares...o mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos começos...o mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturas, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade tetal, o cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, é sempre portanto uma narração de uma criação, descreve-se como uma coisa foi produzida, como começou a existir...”. O mito não tem um conceito unânime, mas podemos ver que ele representa uma explicação da origem do homem, do mundo, através de símbolos, o modo com uma civilização entendeu e interpretou a existência humana na terra.
O Mito surgiu na cultura ocidental como a primeira forma de explicar a realidade natural ou social. Na Grécia antiga cultivava-se a tradição oral e o mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, que é feita em público, considerado como verdade absoluta por acreditar de forma radical em quem estava falando.
Para Platão o mito era conhecimento da realidade. Sua filosofia se fez à base de mitos. Orígenes pôde dizer que o método filosófico de Platão resumia-se em "esconder as grandes doutrinas dentro de mitos" (Cels., 4,39). E Aristóteles, embora tenha conduzido a filosofia pelos caminhos da lógica, afirmava que "o filósofo é, em certo sentido, amigo dos mitos porque o mito diz coisas que maravilham".



2 comentários:

  1. Betriza,

    O mito, por ser um discurso pronunciado ou proferido e recebido como verdadeiro, realmente maravilha. Já imaginou se não tivéssemos mitos: antigos e atuais? O mito é uma espécie de modelo a ser seguido, um dogma, uma "crença". Sobretudo, as crianças crescem comparando os seres humanos com os "mitos" preferidos. Quem nunca ouviu falar de lendas ou de mitos, como o Saci, a mula sem cabeça, o lobisomem, Narciso, Édipo, por exemplo?
    O fato é que precisamos nos espelhar em algo para encarar a realidade... a razão (princípio da filosofia).
    Denise Sousa

    ResponderExcluir
  2. Segundo Chaui a palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar) e é uma narrativa sobre a origem de algumas coisas (origem dos astros, da Terra, dos homens, dos elementos naturais, da saúde, da doença, da morte, etc.).
    O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.

    ResponderExcluir